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Objetivo
O curso visa divulgar o conhecimento científico e práticas clínicas e educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA. O objetivo é apresentar as características e a heterogeneidade das alterações que acometem o desenvolvimento infanto-juvenil do escolar com TEA, bem como suas demandas de intervenção nos contextos terapêuticos, familiar e educacional. Com isso, espera-se poder contribuir com a formação dos profissionais que possam avaliar suas práticas clínicas e educacionais e sejam capazes de aprimorá-las.
1 - ASPECTOS COMPORTAMENTAIS NO TEA
Perfil de desenvolvimento comportamental. Inflexibilidade cognitiva: impactos práticos deste perfil de funcionamento. Interesse restrito e comportamentos repetitivos. Compulsões e obsessões. Competências e habilidades sociais. Princípio da análise comportamental. Manejo de comportamento e os reforçadores mais presentes em cada contexto (família e escola). Estratégias e desafios da prática. Recursos visuais facilitadores.
2 - COGNIÇÃO NO TEA
Perfil de desenvolvimento cognitivo. Hipóteses cognitivas e suas relações com o comportamento: os déficits em Teoria da Mente, Coerência Central e Atenção Compartilhada. Cognição Social. Ilhas de conhecimento. Do rebaixamento cognitivo associado ao alto funcionamento. Avaliação neuropsicológica e outras sondagens cognitivas. Identificação dos estilos de aprendizagem dentro do Espectro.
3 - COMPORTAMENTO SENSORIAL E MOTOR
Estereotipias vocais e motoras. Marcha e postura atípicas. Disfunções proprioceptivas e a automutilação. Alterações sensoriais de impacto nas atividades de vida diária e cuidado pessoal. Programas de integração sensorial. Benefícios das atividades físicas e esportivas no tratamento do TEA.
4 - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Avaliação de funções e habilidades comunicativas na criança sem oralidade. Perfil de desenvolvimento sócio comunicativo. A definição das estratégias de intervenção. Abordagem desenvolvimentista e a importância da psicoeducação dos pais e cuidadores. A linguagem emocional (expressões faciais e a prosódia). Subgrupos do TEA com prejuízos em outros níveis linguísticos (Apraxia verbal, Desvio Fonológico, Prejuízo sintático). Perfil comunicativo no TEA nas linguagens oral, gestual e escrita. Recursos, técnicas e estratégias para comunicação aumentativa/alternativa. Habilidades conversacionais do adulto enquanto mediador do desenvolvimento comunicativo do indivíduo com TEA.
5 - DIAGNÓSTICO
Definição, características e manifestações clínicas. A CID-10 e o DSM-V. Os sinais de risco e a importância da identificação/intervenção precoce. As pesquisas etiológicas e prevalência do TEA. Diagnóstico diferencial. Instrumentos de avaliação. Protocolos e Escalas. Programas de Resposta à Intervenção. Comorbidades com outros transtornos e síndromes.
6 - EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO ESCOLAR
Concepção de Inclusão. Políticas educacionais e práticas inclusivas no Brasil. Legislação Pertinente. A escola e a família na promoção da funcionalidade adaptativa. Mediação escolar. Alfabetização do aluno com TEA. Práticas ocupacionais e a perspectiva atual de inclusão no mercado de trabalho. Plano de Ensino Individualizado e adaptação de materiais instrucionais.
7 - EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
O papel das especialidades na investigação diagnóstica e no acompanhamento do indivíduo com TEA. Mitos e verdades sobre as intervenções terapêuticas, educacionais e medicamentosas. Terapias convencionais e outras complementares. Abordagem terapêutico-educacional (instrumentos). Eficácia das metodologias terapêutico-pedagógicas cientificamente comprovadas (ABA, TEACCH, CAA, outras). Repensando práticas generalistas: a importância de um raciocínio clínico para definição de métodos, abordagens e condutas.
8 - NEUROBIOLOGIA NO TEA
Aspectos neurobiológicos da cognição social. Alterações sensório-perceptivas e de processamento. Neurônio Espelho. Neuroplasticidade e a importância de uma organização particular na apresentação dos estímulos. Os efeitos neurológicos dos alimentos. Vitaminas. Mitos e verdades da restrição do glúten e caseína segundo a ciência. Medicação no TEA. Pesquisas genéticas.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
Curso:
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA1ª Parcela:
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*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.