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Objetivo
Instrumentalizar e promover a reflexão crítica sobre a inserção da psicologia nas questões aplicadas à justiça e ao direito. Promover a interlocução entre a Psicologia, o Direito e o Serviço Social nas questões referente à guarda, adoção. Atos infracionais, crimes, entre outras matérias. Ensino Remoto com aulas por transmissão ao vivo.
1 - ADOÇÃO
A adoção na história. Adoção e produção subjetiva. Sujeito de direito e sujeito do desejo no processo de adoção. Processo judicial de adoção na perspectiva dos direitos humanos. O ECA, a Lei Nacional de Adoção (LNA) nº 12.010/09 e a equipe interprofissional na Preparação Psicossocial e Jurídica. Os destinatários e as demandas de trabalho na adoção. Atividade Complementar Integrada.
2 - ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
O cenário social produzido após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8069/1990). História da Tutela Estatal: infância e juventude brasileiras do final do século XIX aos dias atuais. O cargo de Psicólogo do Poder Judiciário do Rio de Janeiro e as intervenções diante da temática. As complexidades da escuta psicológica: o adolescente em conflito com a lei no Estado do Rio de Janeiro e seus atravessamentos institucionais. Atividade Complementar Integrada.
3 - CRIMINOLOGIA E VITIMOLOGIA
A criminologia como ciência : conceito, método, objetivos e funções. Evolução histórica da criminologia: da fase empírica às tendências atuais. O crime: abordagem criminológica, o tipo penal e seus principais aspectos. O delinqüente : abordagens penal e criminológica. A vítima : a vitimologia como ciência. Criminalidade: tipos, causas e perspectivas. Atividade Complementar Integrada.
4 - FAMÍLIAS E PODERES
A família moderna nas sociedades ocidentais. A família no contexto brasileiro. As relações entre lei, disciplina e sexualidade. A transformação das formas de conjugalidade e das representações de infância e juventude. A atuação do psicólogo em Varas de Família. Atividade Complementar Integrada.
5 - POLÍTICAS SOCIAIS E PRÁTICAS INSTITUCIONAIS
Proporcionar o desenvolvimento crítico através da reflexão das práticas institucionais nas políticas públicas voltadas para ações de inclusão social. Atividade Complementar Integrada.
6 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
7 - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Tipos de violência doméstica : abuso sexual, violência física, negligência e violência psicológica. A violência doméstica e a legislção : o Estatuto da Criança e do Adolescente. As ações dos Conselhos Tutelares, das Varas da Infância e da Adolescência, das ONGs, dos abrigos diante da violência doméstica. Medidas preventivas para a violência doméstica. Tratamento psicológico dos agentes envolvidos em situação de violência doméstica: abordagem psicanalítica. Atividade Complementar Integrada.
Curso:
PSICOLOGIA JURÍDICA1ª Parcela:
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Formas de Pagamento:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
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*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.