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Objetivo
Capacitar profissionais na Multidisciplinaridade na área de gerontologia. Adquirir uma visão global dos diferentes aspectos relacionados à gerontologia; Promover uma compreensão das dimensões biopsicossociais do envelhecimento; Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipe, apoio à família. Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos; Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; Aprender sobre as grandes síndromes gerontológicas, assim como sobre as patologias mais frequentes, a reabilitação, etc; Dominar a multidisciplinariedade na assistência gerontológica; Interiorizar os processos a serem seguidos na avaliação gerontológica integral; Ampliar as práticas preventivas de assistência para manutenção ou reabilitação de saúde dos idosos. Atuar em equipe multidisciplinar de atenção à saúde do idoso , identificando e aplicando instrumentos de avaliação, programas e políticas de atendimento nas diversas modalidades de saúde e assistência ao idoso. Ensino Remoto com aulas por transmissão ao vivo.
1 - ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Abordar os conceitos da interdisciplinaridade, contextualizando e relacionando as práticas em Gerontologia. Correlacionar os conceitos multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Contribuições da interdisciplinaridade no campo da ciência gerontológica. Atividade Complementar Integrada
2 - ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO
Abordar o envelhecimento normal dos diversos sistemas no Envelhecimento especialmente o sistema osteomioarticular. Atividade Complementar Integrada.
3 - AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DO IDOSO
Abordar as dimensões interdisciplinares da avaliação de um paciente idoso. Avaliação neuropsicológica. Avaliação social. Avaliação funcional. Avaliação Geriátrica Ampla. Instrumentos e escalas de avaliação. Escalas de atividades da vida diária. Testes psicométricos. Testes de avaliação motora, de equilíbrio e de marcha. Escalas de depressão. Atividade Complementar Integrada.
4 - COGNIÇÃO E ENVELHECIMENTO
Processos cognitivos e funções executivas. Conceitos sobre demência e tipos de transtornos cognitivos. Benefícios de programas de estimulação cognitiva na melhoria da funcionalidade, autonomia e independência do idoso. Comprometimento cognitivo leve e demências associadas ao processo de envelhecimento. Elaboração de programas de estimulação e reabilitação aplicados aos idosos. Atividade Complementar Integrada.
5 - EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO
Abordar as mudanças do perfil demográfico e epidemiológico mundial ocorridas nas últimas décadas com ênfase no caso Brasileiro Discutir as diferentes teorias acerca do processo de envelhecimento e suas repercussões sobre nosso entendimento a respeito. Atividade Complementar Integrada.
6 - INTRODUÇÃO A GERONTOLOGIA
Abordar conceitos básicos sobre Gerontologia e o processo do Envelhecimento Humano. Áreas de atuação profissional e mercado de trabalho. Atividade Complementar Integrada.
7 - POLITICAS PUBLICAS DE SAÚDE ENVELHECIMENTO
Discutir as políticas Nacionais, Estaduais e Municipais de Saúde do Idoso Abordar os diversos modelos de atendimento, que visem o bem-estar do mesmo. Fornecer conceitos básicos de ciências sociais que permitam melhor compreensão do processo saúde - doença, a realidade brasileira, no sentido de caracterizar a evolução econômica, política e social, abordando as principais concepções e tendências da educação em saúde, propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania. Atividade Complementar Integrada.
8 - TÓPICOS EM GERIATRIA
O objetivo da disciplina é a capacitação dos alunos na área de envelhecimento, abordar o cuidado do idoso, capacidade funcional, entendida como autonomia e independência, fundamentais para a melhoria de sua qualidade de vida. Avaliando a vulnerabilidade clínico-funcional e, consequentemente, maior risco de adquirir incapacidades devido ao cuidado inadequado. Conhecer os aspectos particulares da saúde do idoso inerentes ao envelhecimento. Atividade Complementar Integrada
9 - TÓPICOS ESPECIAIS EM GERONTOLOGIA
Psicologia aplicada Gerontologia; Nutrição aplicada a Gerontologia; Fisioterapia aplicada a Gerontologia; Fonoaudiologia aplicada a Gerontologia; Serviço Social aplicada a Gerontologia; Terapia Ocupacional aplicada a Gerontologia; Educação Física aplicada a Gerontologia; Enfermagem aplicada a Gerontologia. Atividade Complementar Integrada
10 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
Curso:
GERONTOLOGIA1ª Parcela:
250,00___________
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*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.