Faça sua Matrícula Online pagando a 1ª parcela pelo PagSeguro. .
Objetivo
Oferecer subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento de ações educativas/ pedagógicas comprometidas com a Educação voltada para as Relações Étnico-Raciais.
1 - ASPECTOS LEGAIS DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
Análise e impacto da Lei 10.639/03 no cotidiano escolar; Pareceres e Resoluções sobre Educação das Relações Étnico-Raciais; Crime de racismo e injúria racial; Preconceito racial contra o negro à luz da Lei nº 7.716/89; Direitos humanos e discriminação racial. Atividade Complementar Integrada.
2 - CULTURA AFRICANA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA
As manifestações culturais africanas; a arte africana e a representação do sagrado; origens mitológicas iorubas; o culto aos Orixás (divindades de origem Iorubá); religiões afro-brasileiras; crenças e ritos religiosos; a pedagogia dos odus, sincretismo religioso; discriminação/intolerância religiosa na escola. Atividade Complementar Integrada.
3 - EDUCAÇÃO, LITERATURA E IDENTIDADE CULTURAL
Abordagens críticas à literatura Africana; Literatura infanto-juvenil Africana; Tendências Contemporâneas em Literatura Africana; Literatura negra brasileira, Memória, Violência e Representação; Escrita da Escravidão no Mundo Africano; História da África; Escritores e experiência pós-colonial em África. Corpo e Cabelo: Rejeição, Aceitação e Ressignificação. Atividade Complementar Integrada.
4 - GERAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES RACIAIS
As Relações étnico-raciais na infância, na juventude face as relações de gênero; Tensões étnico raciais em diferentes gerações; Desenvolvimento humano e as questões raciais; As infâncias, a escola e a herança africana no Brasil; Problemas étnico-raciais traduzidos durante as interações e brincadeiras de meninos e meninas na educação básica; As assimetrias de raça e gênero no ensino superior; As políticas de promoção da igualdade de raça e gênero no ensino superior. Atividade Complementar Integrada.
5 - PENSAMENTO POLÍTICO E FILOSÓFICO NA DIÁSPORA E EM ÁFRICA
O surgimento do pensamento na Diáspora; O Movimento Pan-africanista; O processo de descolonização da África; Crítica Historiográfica; Movimento da Consciência Negra; Perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Mitos e a construção do imaginário afro-brasileiro; Territórios Afro-brasileiros no Rio de Janeiro. Atividade Complementar Integrada.
6 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
As relações étnico- raciais no cotidiano escola; A desconstrução da discriminação no livro didático; O direito a diferença; Aprendizagem e ensino das africanidades brasileiras; Didática multi/intercultural Construção da autoestima da criança negra; Estratégias de atuação no combate ao racismo. Atividade Complementar Integrada.
7 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONCEITOS BÁSICOS, IDENTIDADE E AUTO IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
História e conceitos básicos de racismo, diversidade, raça, cor, etnia, negritude e branquitude; identidade étnico-racial ; Identidade étnica e auto-estima; Racismo, preconceito e Discriminação; Currículo e identidade; Identidade Negra e Currículo nas Escolas Brasileiras; Atividade Complementar Integrada.
8 - TÉCNICAS E ABORDAGENS TEÓRICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO.
Notas sobre Augusto Boal, o criador da metodologia; A criação e a construção do Teatro do Oprimido e seu desenvolvimento para a Estética do Oprimido; Conceitos de Opressão; Ética e solidariedade no Teatro do Oprimido; A essência comunitária e coletiva do T.O e a construção da sua dramaturgia; A relação entre os primeiros estudos de Augusto Boal e a formulação de sua metodologia e o Teatro Experimental do Negro de Abdias Nascimento e seu grupo; A Árvore do Teatro do Oprimido: Teatro imagem, Teatro Invisível, Teatro Fórum, Teatro Jornal, Arco Íris do Desejo, Teatro Legislativo, Estética do Oprimido e Ações concretas; Os diálogos da fundamentação teórica do T.O e da Estética do Oprimido com correntes de pensamento da segunda metade do século vinte. Atividade Complementar Integrada.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
Curso:
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS1ª Parcela:
250,00___________
Valor da 1º parcela a pagar agora:
250,00Demais parcelas em 12 x 250,00 no Boleto.
Pague com cartão de crédito a 1ª parcela de R$250,00 pelo PagSeguro e sendo aprovado a matrícula é liberada na hora.
Pague com boleto a 1ª parcela de R$250,00 pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.
Pague com Débito online a 1ª parcela de R$250,00 pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.
Formas de Pagamento:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual
* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.