Pós-Graduação/MBA a Distância - EAD

PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Objetivo

    O Curso de Psicopedagogia com ênfase na educação especial e inclusiva tem por objetivo capacitar educadores e profissionais da área oferecendo uma base psicopedagógica para avaliar tanto a criança e suas dificuldades de aprendizagem em instituições regulares assim como será oferecido fundamentos teóricos da educação especial, princípios metodológicos da inclusão assim como uma ação educativa voltada para a educação especial e inclusiva.

    1 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

    OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.

    2 - NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; estudar a memória, seus tipos e funções; demonstrar a filogênese do sistema nervoso;discutir sobre a linguagem e seus distúrbios e abordar as regiões encefálicas numa visão integrada. EMENTA: Sistema nervoso: neurônios - nossa galáxia interna; plasticidade cerebral e memória; a filogênese do sistema nervoso e neurobiologia na construção da inteligência e da afetividade.

    3 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO

    Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.

    4 - PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Objetivo: Promover a discussão dos programas educacionais que devem ser adequados no ensino regular, garantindo aspectos como reformulação do PPP para atender diferentes formas de avaliação não discriminatórias. Inserindo as discussões sobre as novas tecnologias, o corpo e o movimento. Ementa: Tipos e Necessidades Educacionais Especiais; Adaptações Curriculares; O Projeto Pedagógico na Diversidade; Avaliação na Educação Inclusiva; Informática na Educação Inclusiva; Psicomotricidade na Educação Inclusiva.

    5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial

    6 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Objetivo: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. Ementa: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Comunidade Escolar; O Ajuste da Escola para Todas as Crianças; Princípios da Cultura Inclusiva no Âmbito da Comunidade Escolar; Reflexões sobre a Formação do Professor para Educação Inclusiva; A Sala de Aula Inclusiva: o cotidiano professor-aluno na inclusão; O Envolvimento Familiar na Educação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.

    7 - JOGOS NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA

    OBJETIVO: Demonstrar como trabalhar com as diversas brincadeiras e jogos para o melhor desenvolvimento do aluno, revelando a importância do lúdico no cotidiano escolar, mas para isso precisamos identificar no jogo ou no brinquedo uma melhor compreensão sobre seu conteúdo pedagógico. EMENTA: Jogos e brincadeiras: pra início de conversa; Sobre o jogo: definição e correntes; Sobre os brinquedos e brincadeiras; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; O valor do jogo e do brinquedo no desenvolvimento.

    8 - TEORIAS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

    OBJETIVO: Apresentar uma discussão geral sobre as teorias que amparam o estudo da aprendizagem humana. Construir um olhar psicopedagógico sobre o aluno/instituição. Apontar o caminho da construção do conhecimento interativo, investigando as infinitas formas de organização do pensamento sob o ponto de vista cognitivo. EMENTA: Esclarecer o que é psicopedagogia e seu objeto de estudo. Como se dá a prática psicopedagogia. Apresentar algumas atuações da prática psicopedagógica. Abordar a Teoria Psicogenética de Jean Piaget, favorecendo a conexão da teoria com a prática.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    • Material do Curso:

      WEB - OnLine

      Quantidade de Parcelas:

      13

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Total a pagar agora:

      99,00
    • Demais Parcelas no boleto:

      12 x de 99,00
    Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$99,00
    Demais parcelas em 12 x de R$99,00 no Boleto.

     

    Preencha o formulário para ter mais informações desse curso.

Inscrições

Podem ser feitas por e-mail ou presencialmente Ou preenchendo o formulário da Pré-matrícula que entramos em contato - Clique Aqui.

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância

Telefone do Núcleo Central do Rio de Janeiro - (21) 3553 3762 / 3553 3416
Consulte o endereço e telefone de um Núcleo Regional de seu Estado - Núcleos Regionais.



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.