Objetivo
O Curso de Psicomotricidade com ênfase na educação infantil tem por objetivo capacitar educadores e profissionais das áreas afins através da promoção de fundamentos teóricos da psicomotricidade, em especial na análise do equilíbrio entre o corpo, a ação e o movimento, suas instabilidades, defasagens e perturbações psicomotoras, evidenciando a relevância da psicomotricidade funcional e relacional, além de demonstrar técnicas e avaliações psicomotoras promovendo a obtenção e a reeducação da aprendizagem desejável em crianças na educação infantil.
1 - PSICOMOTRICIDADE
OBJETIVO: Apresentar um panorama histórico sobre a Psicomotricidade, sua origem, seus conceitos, seus objetivos. Favorecer o entendimento sobre a Psicomotricidade funcional (áreas psicomotoras) e relacional (conceitos relacionais). Discutir as quatro áreas de atuação do Psicomotricista, que são: estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora, abordando as possíveis dificuldades, defasagens e instabilidades na falta de um adequado desenvolvimento da psicomotricidade humana. EMENTA: Fundamentos da psicomotricidade; Áreas de Atuação da Psicomotricidade; Psicomotricidade funcional e relacional; Desenvolvimento psicomotor humano; A criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades; Instabilidades, defasagens, perturbações psicomotoras.
2 - PSICOMOTRICIDADE E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.
3 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
OBJETIVO: Apresentar o mundo da linguagem e todo o processo de aquisição no desenvolvimento humano, um processo que pode envolver dificuldades e impasses comprometendo o aprendizado de crianças em idade escolar, por isso, propomos discussões na visão de diferentes teóricos da lingüística e da psicologia. EMENTA: O desenvolvimento da linguagem: definições, conceitos e características; Representação da linguagem; Dificuldades de comunicação e linguagem; Educação especial nas deficiências auditivas.
4 - HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA
OBJETIVO: Compreender as formas de poder ao longo da história que estiveram presentes, também, nas famílias e nas relações entre os seus membros influenciando as diversas representações sobre a infância até a modernidade. Conhecer as formas de educação infantil que existiram e se desenvolveram ao longo dos séculos, com abordagens teóricas diferentes que influenciaram as práticas educativas atuais. EMENTA: Introdução à história social da infância; O declínio do poder patriarcal: da Roma antiga ao antigo regime; O nascimento das representações modernas de infância I; O nascimento das representações modernas de infância II; Educação Infantil: de suas origens as novas tendências.
5 - ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVO: Identificar a educação criativa e os processos criativos na ação educativa através de jogos simbólicos e de regras, brincadeiras e técnicas de arte, favorecendo as atividades em grupo no fazer educativo. Entender a diversidade das crianças de educação infantil e as possibilidades de trabalho musical, destacando o papel do ritmo e da habilidade de movimentos. Conhecer e aplicar os valores transmitidos através das histórias infantis e contos de fadas. EMENTA: Processos criativos na educação infantil; Brincando e significando: Piaget e Vygotsky; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; Música, ritmo e movimento; A literatura na educação infantil.
6 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVO: Compreender as especificidades relativas à estruturação de uma creche enquanto espaço de interação social das crianças e valorizar a formação e comprometimento do profissional envolvido com creche. Conhecer e identificar o operacional das práticas educativas que conduzam e permitam à criança de 0 a 6 anos viver e conviver no mundo social. Conhecer as principais tendências pedagógicas para atendimento do planejamento curricular e das abordagens metodológicas, e destacar as mudanças significativas que se operam com o uso da Pedagogia de Projetos. EMENTA: Estrutura de uma creche, atividades e profissionais envolvidos; Estruturando as salas ambientes na Educação Infantil; Alfabetização e suas implicações relação família-escola; Construção de propostas pedagógicas: desenvolvimento de currículo, programas e atividades; O desenvolvimento de projetos em educação infantil.
7 - TÉCNICAS E AVALIAÇÕES PSICOMOTORAS
OBJETIVO: Apresentar o que constitui uma Avaliação Psicomotora; Analisar a importância de uma Avaliação Psicomotora para um adequado trabalho e desenvolvimento psicomotor; Mostrar como construir uma Anamnese e qual a sua importância no processo avaliativo; Analisar algumas defasagens, perturbações e dificuldades apresentadas por Gislene de Campos Oliveira, A. De Meur & L. Staes, entre outros; Questionar qual a importância da relação entre o observador e o observado a demanda, a devolução, como é uma sala adequada ao trabalho psicomotor, os materiais; Disponibilizar a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca e o Exame Psicomotor de Francisco Rosa Neto; EMENTA: Avaliação Psicomotora; Anamnese; Aspectos gerais da avaliação psicomotoras psicomotora e das dificuldades; Bateria psicomotora de Vítor da Fonseca e Exame motor de Francisco Rosa Neto.
8 - PRÁTICA DE JOGOS PSICOMOTORES
OBJETIVO: Perceber a importância das Práticas psicomotoras; entender que a Prática de Jogos Psicomotores é um recurso propício à construção do conhecimento; e avaliar a importância das relações estabelecidas pela criança, sejam escolares, familiares e sociais. EMENTA: Prática de Jogos Psicomotores; Tipos de Jogos; e a criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
Material do Curso:
WEB - OnLineQuantidade de Parcelas:
13Matrícula(R$):
0,001ª Parcela:
99,00___________
Total a pagar agora:
99,00Demais Parcelas no boleto:
12 x de 99,00Podem ser feitas por e-mail ou presencialmente Ou preenchendo o formulário da Pré-matrícula que entramos em contato - Clique Aqui.
Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância