Pós-Graduação/MBA a Distância - EAD

PSICOMOTRICIDADE - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Objetivo

    Capacitar o profissional de educação na análise do equilíbrio entre o corpo, a ação e o movimento, promovendo a obtenção e a reeducação da aprendizagem desejável, através do conhecimento de fundamentos teóricos da psicomotricidade.

    1 - PSICOMOTRICIDADE

    OBJETIVO: Apresentar um panorama histórico sobre a Psicomotricidade, sua origem, seus conceitos, seus objetivos. Favorecer o entendimento sobre a Psicomotricidade funcional (áreas psicomotoras) e relacional (conceitos relacionais). Discutir as quatro áreas de atuação do Psicomotricista, que são: estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora, abordando as possíveis dificuldades, defasagens e instabilidades na falta de um adequado desenvolvimento da psicomotricidade humana. EMENTA: Fundamentos da psicomotricidade; Áreas de Atuação da Psicomotricidade; Psicomotricidade funcional e relacional; Desenvolvimento psicomotor humano; A criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades; Instabilidades, defasagens, perturbações psicomotoras.

    2 - TÉCNICAS E AVALIAÇÕES PSICOMOTORAS

    OBJETIVO: Apresentar o que constitui uma Avaliação Psicomotora; Analisar a importância de uma Avaliação Psicomotora para um adequado trabalho e desenvolvimento psicomotor; Mostrar como construir uma Anamnese e qual a sua importância no processo avaliativo; Analisar algumas defasagens, perturbações e dificuldades apresentadas por Gislene de Campos Oliveira, A. De Meur & L. Staes, entre outros; Questionar qual a importância da relação entre o observador e o observado a demanda, a devolução, como é uma sala adequada ao trabalho psicomotor, os materiais; Disponibilizar a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca e o Exame Psicomotor de Francisco Rosa Neto; EMENTA: Avaliação Psicomotora; Anamnese; Aspectos gerais da avaliação psicomotoras psicomotora e das dificuldades; Bateria psicomotora de Vítor da Fonseca e Exame motor de Francisco Rosa Neto.

    3 - NEUROCIÊNCIA E PSICOMOTRICIDADE

    OBJETIVO: Expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; Distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; Estudar a memória, seus tipos e funções; Demonstrar a filogênese do sistema nervoso; Discutir sobre a linguagem e seus distúrbios; Abordar as regiões encefálicas numa visão integrada; Analisar os impactos da neurobiologia no âmbito da sala de aula. EMENTA: Funções gerais do Sistema Nervoso e sua relação com a aprendizagem; Plasticidade cerebral e memória; A filogênese do sistema nervoso: linguagem e Pensamento; Estruturas neurais dos movimentos e da aprendizagem motora.

    4 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PSICOMOTRICIDADE

    OBJETIVO: abordar atividades psicomotoras que facilitam o acompanhamento e desenvolvimento de alunos com ou sem comprometimento, entendendo que a psicomotricidade pode favorecer e se tornar um estímulo na educação inclusiva, além de analisar o papel e a importância do educador no processo psicomotor e de inclusão do aluno. EMENTA: Educação Inclusiva e Psicomotricidade; Transtornos/Deficiências e a Psicomotricidade; A Formação do Professor para a Educação Infantil.

    5 - GERONTOPSICOMOTRICIDADE

    OBJETIVO: Abordar a Gerontopsicomotricidade que é uma área em que o Psicomotricista trabalha de forma terapêutica e preventiva com a terceira idade revendo as relações e as influências entre o psiquismo e a motricidade de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras dos idosos. EMENTA: O Idoso e a Gerontopsicomotricidade; O corpo e as perspectivas Psicomotoras para o idoso; Atividades como essência de Motivação; Desenvolvimento psicomotor do Idoso; a Contribuição da Família do Idoso; e Intervenções Psicomotoras/Processos Neurofuncionais.

    6 - PRÁTICA DE JOGOS PSICOMOTORES

    OBJETIVO: Perceber a importância das Práticas psicomotoras; entender que a Prática de Jogos Psicomotores é um recurso propício à construção do conhecimento; e avaliar a importância das relações estabelecidas pela criança, sejam escolares, familiares e sociais. EMENTA: Prática de Jogos Psicomotores; Tipos de Jogos; e a criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades.

    7 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E PSICOMOTRICIDADE

    OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.

    8 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    9 - EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

    OBJETIVO: Destacar o desenvolvimento da criança e seus aspectos psicomotores. Com base em uma leitura prévia sobre os teóricos e suas pesquisas, possibilitar uma maior compreensão dos níveis maturacionais esperados e a relevância da Educação Psicomotora. EMENTA: Psicomotricidade/Desenvolvimento: pensar, agir e sentir; Motricidade Humana Desenvolvimento psicomotor e seus aspectos; Psicomotricidade e desenvolvimento infantil; Desafios da estruturação espacial; A importância da psicomotricidade no processo de aprendizagem.

    10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    • Material do Curso:

      WEB - OnLine

      Quantidade de Parcelas:

      13

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Total a pagar agora:

      99,00
    • Demais Parcelas no boleto:

      12 x de 99,00
    Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$99,00
    Demais parcelas em 12 x de R$99,00 no Boleto.

     

    Preencha o formulário para ter mais informações desse curso.

Inscrições

Podem ser feitas por e-mail ou presencialmente Ou preenchendo o formulário da Pré-matrícula que entramos em contato - Clique Aqui.

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância

Telefone do Núcleo Central do Rio de Janeiro - (21) 3553 3762 / 3553 3416
Consulte o endereço e telefone de um Núcleo Regional de seu Estado - Núcleos Regionais.



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.