Objetivo
O objetivo Geral do Curso de Orientação Educacional E PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL é formar o especialista de educação, subsidiando teórica e tecnicamente as ações deste profissional para que possa atuar junto aos alunos, professores e equipe técnico-administrativa, acompanhando o processo educacional, aconselhando, realizando ações que favoreçam a integração do grupo e realizando a orientação para o trabalho também em uma perspectiva voltada para a educação infantil, implementando ações que garantam a melhoria da qualidade das relações no espaço educativo, objetivando o melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem para todos.
1 - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a correta compreensão do direito e para a adequada interpretação das leis, habilidades indispensáveis ao bom entendimento dos demais conteúdos. Esclarecer os aspectos jurídicos que envolvem a educação - sobretudo a educação básica - habilitando-o a cumprir a lei adequadamente, além de conscientizá-lo dos direitos e deveres do aluno, da escola, do professor e de todos os profissionais da educação. EMENTA: Introdução ao Estudo do Direito; Legislação Educacional: Normas Gerais; Legislação da Educação Básica e Legislação Educacional Especial.
2 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
OBJETIVO: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias a elaboração de um planejamento, visando permitir as ações gestoras e a busca de resultados. Para ser um bom gestor é imprescindível sólidos conhecimentos de planejamento e de suas ferramentas. EMENTA: Os níveis e a importância do Planejamento; O processo e os elementos essenciais do Planejamento; Projeto Político Pedagógico; Planejamento Estratégico; Planejamento Curricular/ Plano de Curso/ Plano de Ensino-Aprendizagem e Aula e, Planejamento de Projetos de Trabalho.
3 - RELAÇÕES HUMANAS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
OBJETIVO: Apresentar técnicas essenciais ao desenvolvimento de trabalho em equipe. A escola moderna não permite que uma gestão seja centrada no autoritarismo e no trabalho individual. Cada vez mais é importante o trabalho em equipe e, para isto, é imprescindível o conhecimento de técnicas de liderança, motivação, comunicação e de trabalho em equipe. EMENTA: Motivação; Liderança; Diferenças Individuais sobre grupos e equipes; Trabalho em equipe e Comunicação.
4 - HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA
OBJETIVO: Compreender as formas de poder ao longo da história que estiveram presentes, também, nas famílias e nas relações entre os seus membros influenciando as diversas representações sobre a infância até a modernidade. Conhecer as formas de educação infantil que existiram e se desenvolveram ao longo dos séculos, com abordagens teóricas diferentes que influenciaram as práticas educativas atuais. EMENTA: Introdução à história social da infância; O declínio do poder patriarcal: da Roma antiga ao antigo regime; O nascimento das representações modernas de infância I; O nascimento das representações modernas de infância II; Educação Infantil: de suas origens as novas tendências.
5 - DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS
OBJETIVO: Conhecer o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos, sua importância e aspectos evolutivos, as habilidades representacionais e as influências genéticas, sociais e culturais. Conhecer algumas fases do desenvolvimento humano e suas progressivas conquistas a partir de Piaget, Vygotsky e Wallon e suas influências no processo de aprendizagem. EMENTA: A descoberta da criança; O desenvolvimento humano; O desenvolvimento psicossocial; A contribuição de Piaget, Vygotsky e Wallon; O desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.
6 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
OBJETIVO: Apresentar o mundo da linguagem e todo o processo de aquisição no desenvolvimento humano, um processo que pode envolver dificuldades e impasses comprometendo o aprendizado de crianças em idade escolar, por isso, propomos discussões na visão de diferentes teóricos da lingüística e da psicologia. EMENTA: O desenvolvimento da linguagem: definições, conceitos e características; Representação da linguagem; Dificuldades de comunicação e linguagem; Educação especial nas deficiências auditivas.
7 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVO: Compreender as especificidades relativas à estruturação de uma creche enquanto espaço de interação social das crianças e valorizar a formação e comprometimento do profissional envolvido com creche. Conhecer e identificar o operacional das práticas educativas que conduzam e permitam à criança de 0 a 6 anos viver e conviver no mundo social. Conhecer as principais tendências pedagógicas para atendimento do planejamento curricular e das abordagens metodológicas, e destacar as mudanças significativas que se operam com o uso da Pedagogia de Projetos. EMENTA: Estrutura de uma creche, atividades e profissionais envolvidos; Estruturando as salas ambientes na Educação Infantil; Alfabetização e suas implicações relação família-escola; Construção de propostas pedagógicas: desenvolvimento de currículo, programas e atividades; O desenvolvimento de projetos em educação infantil.
8 - MÉTODOS DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR
OBJETIVO: Evidenciar a Orientação Educacional como um processo contínuo, sistemático, planejado, avaliado, focalizado no aluno com vistas à sua adaptação dinâmica nos aspectos pessoal, social, profissional, acadêmico, escolar, atendendo, dessa forma, aos objetivos da educação. Demonstrar, numa perspectiva ampliada, a Orientação integrada em todo o currículo escolar, encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e Profissional. EMENTA: O coordenador pedagógico e seu contexto de implantação; Orientação pedagógica: as relações de afetividade estabelecidas no cotidiano escolar; Saberes e fazeres da prática orientadora: essencialmente educacional e naturalmente pedagógica; (in) Certezas e Perspectiva da orientação educacional e pedagógica; A prática dos orientadores na atualidade.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
Material do Curso:
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