Objetivo
O Curso de NEUROPSICOMOTRICIDADE tem por objetivo capacitar educadores e profissionais afins nas bases neurocientíficas enfatizando novas formas de aplicação de técnicas psicomotoras, seja em instituições escolares ou clínicas.
1 - HISTÓRIA DAS NEUROCIÊNCIAS
OBJETIVO: Fundamentar os estudos pedagogicos através do contexto histórico no campo das Neurociências e da Bioética aplicada à pesquisa. EMENTA: Origem e desenvolvimento histórico das Neurociências. O encéfalo e a construção do conhecimento na Grécia, no Império Romano, no século XIX. Neurociência Hoje: Noções da Neurociência Molecular, Celular e dos Sistemas comportamentais e cognitivas. Fundamentos da Bioética e as pesquisas no campo das neurociências.
2 - FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA DA SNC E APRENDIZAGEM
OBJETIVO: Reconhecer o desenvolvimento anatomofisiológico do sistema nervoso central, perifério, autonômo, simpático e parassimpático, bem como a relação com o processo da aprendizagem e comportamento para aceitação de uma nova maneira de entender as potencilaidades cerebrais humanas a partir de uma perspectiva científica educacional. Além disso, propiciar o aprofundamento do conceito de inclusão; identificar os aspectos legais que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e discute as finalidades da educação básica, que devem ser implementadas respeitando o direito de todos. Abordar conceitos do sistema nervoso. Proporcionar reflexão acerca da plasticidade cerebral e a memória. O estudo da filogênese do sistema nervoso. A neurobiologia do conhecimento aplicada à construção da inteligência e da afetividade. Conexão da Neurociência com aprendizagem prática. EMENTA: Estruturas embriológicas do telencéfalo e diencéfalo, Córtex cerebral e áreas do neocórtex. Células Glias e bainha de mielina.Propriedades do Potencial de Ação do neurônio na organização da aprendizagem cognitiva e comportamental. Tipos de sinapses e transmissão de neurotransmissores da aprendizagem e do comportamento(sinaptogênese). Neurônios, Compartimentos neuronais, Fibra nervosa, Sinapse, Mediadores químicos, Barreiras do SN. Medula espinhal e áreas encefálicas integradas para a aprendizagem e comportamento. Morfofuncionalmente do sistema nervoso central e periférico humano; Revestimento do SNC, nervos aferentes e eferentes, sistema nervoso autônomo/periférico somático e visceral e os princípios de vascularização encefálica. Formação da Bainha de Mielina e aprendizagem. As Estruturas do SNC e organização do encéfalo e da medula espinhal (cérebro, cerebelo,tronco encefálico) estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem e no comportamento humano. Estudo filogenético do sistema nervoso central. Evolução dos sentidos biológicos e suas conexões neurais. Bases neurais da memória, da atenção e da aprendizagem. Modulação da memória por neurotransmissores( acetilcolina, catecolaminas, glutamato, GABA) e por neuromoduladores e hormônios que interferem na aprendizagem.
3 - FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL HUMANO
OBJETIVO: Identificar as estruturas emocionais, relacionando a razão e a emoção no processo da aprendizagem e as diferentes habildades desenvolvidas e potencializadas. Reconhecer que a afetividade é a necessária para novas aquisições do aprendizado. EMENTA: Neocórtex e a Memória de Trabalho e o córtex pré-frontal na razão. O Córtex Cerebral. nas Funções Intelectuais. O Córtex e a criatividade. Mecanismos das estruturas neurais subjacentes aos comportamentos motivacionais do cérebro. Sistema Límbico. Hipotálamo e a filogênese da estrutura primitiva cerebral. Bases fisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo. Homeostase. Papel da Dopamina, Serotonina na motivação. Emoção e os Mecanismos no Encéfalo. Teorias da Emoção. Sistema Límbico, Medo e Ansiedade. Amigdala Cerebral. Circuitos Neurais da Agressão e Raiva. Hipotálamo e a Agressão. Reforço e Recompensa de dopamina no encéfalo. Síndrome da Negligência. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal. Formação Reticular, Habituação, Consciência caracterização e aspectos evolutivos instintivos e das emoções e suas estruturas neurais subjacentes do comportamento. Comportamento Adaptativo e Aprendizagem.
4 - NEUROCIÊNCIA DA MOTRICIDADE SENSORIAL
OBJETIVO: Analisar formas de aprender e ensinar visando um olhar especial A Importância da Respiração na Aprendizagem. Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração. Reconhecer que o equlíbrio é a homeostase no processo do aprendizado motor, cognitivo. Compreender o que é a Pedagogia do Corpo e o conhecimento deste corpo e de seu funcionamento no mundo. Compreender e conhecer o movimento. Analisar as conexões entre a Neurociência e o movimento favorecendo a conscientização de que é de fundamental importância trabalhar com o corpo na escola, fazendo as conexões entre o corpo/movimento/aprendizagem. EMENTA: Controle Encefálico do Movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas A Importância da Respiração na Aprendizagem.Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibraçãoe funções. Contração do Músculo Esquelético e Transmissão Neuromuscular nas ações voluntárias do corpo. A Importância da Respiração na Aprendizagem. Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração. Rítmos do Encéfalo e as Síndromes motoras. Ciclo do Sono. Vigília, Ritmos Circadianos e Cronobiologia. Movimentos Expressivos (Percepção e Comportamento).
5 - PSICOMOTRICIDADE
OBJETIVO: Apresentar um panorama histórico sobre a Psicomotricidade, sua origem, seus conceitos, seus objetivos. Favorecer o entendimento sobre a Psicomotricidade funcional (áreas psicomotoras) e relacional (conceitos relacionais). Discutir as quatro áreas de atuação do Psicomotricista, que são: estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora, abordando as possíveis dificuldades, defasagens e instabilidades na falta de um adequado desenvolvimento da psicomotricidade humana. EMENTA: Fundamentos da psicomotricidade; Áreas de Atuação da Psicomotricidade; Psicomotricidade funcional e relacional; Desenvolvimento psicomotor humano; A criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades; Instabilidades, defasagens, perturbações psicomotoras.
6 - EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
OBJETIVO: Destacar o desenvolvimento da criança e seus aspectos psicomotores. Com base em uma leitura prévia sobre os teóricos e suas pesquisas, possibilitar uma maior compreensão dos níveis maturacionais esperados e a relevância da Educação Psicomotora. EMENTA: Psicomotricidade/Desenvolvimento: pensar, agir e sentir; Motricidade Humana Desenvolvimento psicomotor e seus aspectos; Psicomotricidade e desenvolvimento infantil; Desafios da estruturação espacial; A importância da psicomotricidade no processo de aprendizagem.
7 - TÉCNICAS E AVALIAÇÕES PSICOMOTORAS
OBJETIVO: Apresentar o que constitui uma Avaliação Psicomotora; Analisar a importância de uma Avaliação Psicomotora para um adequado trabalho e desenvolvimento psicomotor; Mostrar como construir uma Anamnese e qual a sua importância no processo avaliativo; Analisar algumas defasagens, perturbações e dificuldades apresentadas por Gislene de Campos Oliveira, A. De Meur & L. Staes, entre outros; Questionar qual a importância da relação entre o observador e o observado a demanda, a devolução, como é uma sala adequada ao trabalho psicomotor, os materiais; Disponibilizar a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca e o Exame Psicomotor de Francisco Rosa Neto; EMENTA: Avaliação Psicomotora; Anamnese; Aspectos gerais da avaliação psicomotoras psicomotora e das dificuldades; Bateria psicomotora de Vítor da Fonseca e Exame motor de Francisco Rosa Neto.
8 - PRÁTICA DE JOGOS PSICOMOTORES
OBJETIVO: Perceber a importância das Práticas psicomotoras; entender que a Prática de Jogos Psicomotores é um recurso propício à construção do conhecimento; e avaliar a importância das relações estabelecidas pela criança, sejam escolares, familiares e sociais. EMENTA: Prática de Jogos Psicomotores; Tipos de Jogos; e a criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
Material do Curso:
WEB - OnLineQuantidade de Parcelas:
13Matrícula(R$):
0,001ª Parcela:
99,00___________
Total a pagar agora:
99,00Demais Parcelas no boleto:
12 x de 99,00Podem ser feitas por e-mail ou presencialmente Ou preenchendo o formulário da Pré-matrícula que entramos em contato - Clique Aqui.
Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância