Objetivo
Capacitar o profissional de educação na análise do equilíbrio entre o corpo, a ação e o movimento, promovendo a obtenção e a reeducação da aprendizagem desejável, através do conhecimento de fundamentos teóricos da psicomotricidade.
1 - PSICOMOTRICIDADE
OBJETIVO: Apresentar um panorama histórico sobre a Psicomotricidade, sua origem, seus conceitos, seus objetivos. Favorecer o entendimento sobre a Psicomotricidade funcional (áreas psicomotoras) e relacional (conceitos relacionais). Discutir as quatro áreas de atuação do Psicomotricista, que são: estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora, abordando as possíveis dificuldades, defasagens e instabilidades na falta de um adequado desenvolvimento da psicomotricidade humana. EMENTA: Fundamentos da psicomotricidade; Áreas de Atuação da Psicomotricidade; Psicomotricidade funcional e relacional; Desenvolvimento psicomotor humano; A criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades; Instabilidades, defasagens, perturbações psicomotoras.
2 - TÉCNICAS E AVALIAÇÕES PSICOMOTORAS
OBJETIVO: Apresentar o que constitui uma Avaliação Psicomotora; Analisar a importância de uma Avaliação Psicomotora para um adequado trabalho e desenvolvimento psicomotor; Mostrar como construir uma Anamnese e qual a sua importância no processo avaliativo; Analisar algumas defasagens, perturbações e dificuldades apresentadas por Gislene de Campos Oliveira, A. De Meur & L. Staes, entre outros; Questionar qual a importância da relação entre o observador e o observado a demanda, a devolução, como é uma sala adequada ao trabalho psicomotor, os materiais; Disponibilizar a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca e o Exame Psicomotor de Francisco Rosa Neto; EMENTA: Avaliação Psicomotora; Anamnese; Aspectos gerais da avaliação psicomotoras psicomotora e das dificuldades; Bateria psicomotora de Vítor da Fonseca e Exame motor de Francisco Rosa Neto.
3 - NEUROCIÊNCIA E PSICOMOTRICIDADE
OBJETIVO: Expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; Distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; Estudar a memória, seus tipos e funções; Demonstrar a filogênese do sistema nervoso; Discutir sobre a linguagem e seus distúrbios; Abordar as regiões encefálicas numa visão integrada; Analisar os impactos da neurobiologia no âmbito da sala de aula. EMENTA: Funções gerais do Sistema Nervoso e sua relação com a aprendizagem; Plasticidade cerebral e memória; A filogênese do sistema nervoso: linguagem e Pensamento; Estruturas neurais dos movimentos e da aprendizagem motora.
4 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PSICOMOTRICIDADE
OBJETIVO: abordar atividades psicomotoras que facilitam o acompanhamento e desenvolvimento de alunos com ou sem comprometimento, entendendo que a psicomotricidade pode favorecer e se tornar um estímulo na educação inclusiva, além de analisar o papel e a importância do educador no processo psicomotor e de inclusão do aluno. EMENTA: Educação Inclusiva e Psicomotricidade; Transtornos/Deficiências e a Psicomotricidade; A Formação do Professor para a Educação Infantil.
5 - GERONTOPSICOMOTRICIDADE
OBJETIVO: Abordar a Gerontopsicomotricidade que é uma área em que o Psicomotricista trabalha de forma terapêutica e preventiva com a terceira idade revendo as relações e as influências entre o psiquismo e a motricidade de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras dos idosos. EMENTA: O Idoso e a Gerontopsicomotricidade; O corpo e as perspectivas Psicomotoras para o idoso; Atividades como essência de Motivação; Desenvolvimento psicomotor do Idoso; a Contribuição da Família do Idoso; e Intervenções Psicomotoras/Processos Neurofuncionais.
6 - PRÁTICA DE JOGOS PSICOMOTORES
OBJETIVO: Perceber a importância das Práticas psicomotoras; entender que a Prática de Jogos Psicomotores é um recurso propício à construção do conhecimento; e avaliar a importância das relações estabelecidas pela criança, sejam escolares, familiares e sociais. EMENTA: Prática de Jogos Psicomotores; Tipos de Jogos; e a criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades.
7 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E PSICOMOTRICIDADE
OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.
8 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
9 - EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
OBJETIVO: Destacar o desenvolvimento da criança e seus aspectos psicomotores. Com base em uma leitura prévia sobre os teóricos e suas pesquisas, possibilitar uma maior compreensão dos níveis maturacionais esperados e a relevância da Educação Psicomotora. EMENTA: Psicomotricidade/Desenvolvimento: pensar, agir e sentir; Motricidade Humana Desenvolvimento psicomotor e seus aspectos; Psicomotricidade e desenvolvimento infantil; Desafios da estruturação espacial; A importância da psicomotricidade no processo de aprendizagem.
10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
ou por Whatsapp +55 21 96486-2679