Objetivo
A proposta do Curso de Orientação Educacional E PEDAGÓGICO a distância é formar o especialista de educação, subsidiando teórica e tecnicamente as ações deste profissional para que possa atuar junto aos alunos, professores e equipe técnico-administrativa, acompanhando o processo educacional, aconselhando, realizando ações que favoreçam a integração do grupo e realizando a orientação para o trabalho, também implementando ações que garantam a melhoria da qualidade das relações no espaço educativo, objetivando o melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem.
1 - EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
OBJETIVO: Conhecer e compreender o papel da educação, da escola, do gestor escolar, do supervisor Escolar e do orientador escolar na construção do conhecimento. O processo operacional da escola e o exercício profissional dos gestores, supervisores e orientadores irão se constituir no alvo primordial para o entendimento pelo aluno da dinâmica educacional. EMENTA: Aspectos da Educação Brasileira; A Escola; Direção Escolar; Supervisão Escolar, Orientação Escolar e Estágios.
2 - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a correta compreensão do direito e para a adequada interpretação das leis, habilidades indispensáveis ao bom entendimento dos demais conteúdos. Esclarecer os aspectos jurídicos que envolvem a educação - sobretudo a educação básica - habilitando-o a cumprir a lei adequadamente, além de conscientizá-lo dos direitos e deveres do aluno, da escola, do professor e de todos os profissionais da educação. EMENTA: Introdução ao Estudo do Direito; Legislação Educacional: Normas Gerais; Legislação da Educação Básica e Legislação Educacional Especial.
3 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
OBJETIVO: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias a elaboração de um planejamento, visando permitir as ações gestoras e a busca de resultados. Para ser um bom gestor é imprescindível sólidos conhecimentos de planejamento e de suas ferramentas. EMENTA: Os níveis e a importância do Planejamento; O processo e os elementos essenciais do Planejamento; Projeto Político Pedagógico; Planejamento Estratégico; Planejamento Curricular/ Plano de Curso/ Plano de Ensino-Aprendizagem e Aula e, Planejamento de Projetos de Trabalho.
4 - GESTÃO DE POLÍTICAS PARTICIPATIVAS
OBJETIVO: Compreender e aplicar os conceitos básicos de Gestão nos processos educacionais nas diversas áreas de atuação profissional na escola. Pretende-se, igualmente, oferecer condições para que o gestor educacional possa capacitar-se a agir e a implantar a gestão participativa, bem como ter condições para utilizar a gestão de processo e conhecer o processo de certificação escolar. EMENTA: Aspectos Gerais da Gestão Escolar; Gestão Participativa; Gestão de Processos I; Gestão de Processos II e Certificação Escolar.
5 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA
OBJETIVO: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. EMENTA: Articulação entre os Princípios da Educação Inclusiva e do Contexto Histórico e Teórico da Educação Especial; O processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva da Educação Inclusiva; Direitos Humanos: cidadania, família, trabalho e multiculturalismo; As crianças portadoras de deficiências e suas necessidades especiais; Tecnologia e informática educativa na Educação Inclusiva e Organização da prática Educativa: Planejamento e Avaliação Educacional.
6 - RELAÇÕES HUMANAS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
OBJETIVO: Apresentar técnicas essenciais ao desenvolvimento de trabalho em equipe. A escola moderna não permite que uma gestão seja centrada no autoritarismo e no trabalho individual. Cada vez mais é importante o trabalho em equipe e, para isto, é imprescindível o conhecimento de técnicas de liderança, motivação, comunicação e de trabalho em equipe. EMENTA: Motivação; Liderança; Diferenças Individuais sobre grupos e equipes; Trabalho em equipe e Comunicação.
7 - ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
OBJETIVO: Contextualizar historicamente a Orientação Profissional, apresentando suas principais transformações através do tempo, apresentando as principais teorias da psicologia que contribuem para o desenvolvimento da Orientação Profissional. Analisar a Orientação Profissional na Escola, situando todos os seus personagens e salientando o papel do Orientador Escolar, demonstrando como é planejado e realizado um projeto de Orientação Profissional. Apresentar as diferenças pertinentes a cada grupo orientado, investigando grupos típicos com os quais o Orientador Escolar costuma se deparar. EMENTA: O que é Orientação Profissional; Aspectos Psicológicos da Orientação Profissional; Orientação Profissional na Escola; Planejamento da Orientação Profissional; Orientando Grupos específicos.
8 - MÉTODOS DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR
OBJETIVO: Evidenciar a Orientação Educacional como um processo contínuo, sistemático, planejado, avaliado, focalizado no aluno com vistas à sua adaptação dinâmica nos aspectos pessoal, social, profissional, acadêmico, escolar, atendendo, dessa forma, aos objetivos da educação. Demonstrar, numa perspectiva ampliada, a Orientação integrada em todo o currículo escolar, encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e Profissional. EMENTA: O coordenador pedagógico e seu contexto de implantação; Orientação pedagógica: as relações de afetividade estabelecidas no cotidiano escolar; Saberes e fazeres da prática orientadora: essencialmente educacional e naturalmente pedagógica; (in) Certezas e Perspectiva da orientação educacional e pedagógica; A prática dos orientadores na atualidade.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
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