PÓS-MBA a Distância

Resumo do Pedido

NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Ver disciplinas e ementas

    Objetivo

    O Curso de NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA a Distância tem por objetivo formar especialistas em nível de Pós-Graduação, proporcionando conhecimento teórico referente à aprendizagem e suas interfaces. Capacitar educadores e profissionais afins nas bases neurocientíficas de como o cérebro aprende e guarda saberes. Prevenir e intervir junto às dificuldades ou transtornos da aprendizagem e comportamento. A ênfase será dada às questões que possuem implicação direta com a atualização de práticas e técnicas voltadas para o potencial do neurodesenvolvimento, bem como identificação das alterações no processo e a atuação do especialista na função dos estímulos cognitivos, afetivos e sociais. Atuar como especialista em Neurociência Pedagógica significa analisar um processo que inclui questões metodológicas, pessoais, relacionais e socioculturais educacionais.

    1 - HISTÓRIA DAS NEUROCIÊNCIAS

    OBJETIVO: Fundamentar os estudos pedagogicos através do contexto histórico no campo das Neurociências e da Bioética aplicada à pesquisa. EMENTA: Origem e desenvolvimento histórico das Neurociências. O encéfalo e a construção do conhecimento na Grécia, no Império Romano, no século XIX. Neurociência Hoje: Noções da Neurociência Molecular, Celular e dos Sistemas comportamentais e cognitivas. Fundamentos da Bioética e as pesquisas no campo das neurociências.

    2 - DINÂMICA DAS RELAÇÕES HUMANAS E NEUROCIÊNCIA

    OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da dinâmica de grupo no contexto do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos das inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. Demonstrar como trabalhar com as diversas brincadeiras e jogos para o melhor desenvolvimento do aluno, revelando a importância do lúdico no cotidiano escolar, mas para isso precisamos identificar no jogo ou no brinquedo uma melhor compreensão sobre seu conteúdo pedagógico. EMENTA: Promover a ação a aprendizagem através das relações individuais e grupais, a fim de valorizar a aprendizagem do cérebro social, sendo utilizado todos os contextos propostos nas outras disciplinas, perpassando nos procedimentos relacionados à memória humana, atenção, percepção, criatividade, pensamento, linguagem, expressão motora, emoção, afetividade e inteligência humana. Jogos e brincadeiras: pra início de conversa; Sobre o jogo: definição e correntes; Sobre os brinquedos e brincadeiras; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; O valor do jogo e do brinquedo no desenvolvimento.

    3 - FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA DA SNC E APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: Reconhecer o desenvolvimento anatomofisiológico do sistema nervoso central, perifério, autonômo, simpático e parassimpático, bem como a relação com o processo da aprendizagem e comportamento para aceitação de uma nova maneira de entender as potencilaidades cerebrais humanas a partir de uma perspectiva científica educacional. Além disso, propiciar o aprofundamento do conceito de inclusão; identificar os aspectos legais que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e discute as finalidades da educação básica, que devem ser implementadas respeitando o direito de todos. Abordar conceitos do sistema nervoso. Proporcionar reflexão acerca da plasticidade cerebral e a memória. O estudo da filogênese do sistema nervoso. A neurobiologia do conhecimento aplicada à construção da inteligência e da afetividade. Conexão da Neurociência com aprendizagem prática. EMENTA: Estruturas embriológicas do telencéfalo e diencéfalo, Córtex cerebral e áreas do neocórtex. Células Glias e bainha de mielina.Propriedades do Potencial de Ação do neurônio na organização da aprendizagem cognitiva e comportamental. Tipos de sinapses e transmissão de neurotransmissores da aprendizagem e do comportamento(sinaptogênese). Neurônios, Compartimentos neuronais, Fibra nervosa, Sinapse, Mediadores químicos, Barreiras do SN. Medula espinhal e áreas encefálicas integradas para a aprendizagem e comportamento. Morfofuncionalmente do sistema nervoso central e periférico humano; Revestimento do SNC, nervos aferentes e eferentes, sistema nervoso autônomo/periférico somático e visceral e os princípios de vascularização encefálica. Formação da Bainha de Mielina e aprendizagem. As Estruturas do SNC e organização do encéfalo e da medula espinhal (cérebro, cerebelo,tronco encefálico) estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem e no comportamento humano. Estudo filogenético do sistema nervoso central. Evolução dos sentidos biológicos e suas conexões neurais. Bases neurais da memória, da atenção e da aprendizagem. Modulação da memória por neurotransmissores( acetilcolina, catecolaminas, glutamato, GABA) e por neuromoduladores e hormônios que interferem na aprendizagem.

    4 - FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL HUMANO

    OBJETIVO: Identificar as estruturas emocionais, relacionando a razão e a emoção no processo da aprendizagem e as diferentes habildades desenvolvidas e potencializadas. Reconhecer que a afetividade é a necessária para novas aquisições do aprendizado. EMENTA: Neocórtex e a Memória de Trabalho e o córtex pré-frontal na razão. O Córtex Cerebral. nas Funções Intelectuais. O Córtex e a criatividade. Mecanismos das estruturas neurais subjacentes aos comportamentos motivacionais do cérebro. Sistema Límbico. Hipotálamo e a filogênese da estrutura primitiva cerebral. Bases fisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo. Homeostase. Papel da Dopamina, Serotonina na motivação. Emoção e os Mecanismos no Encéfalo. Teorias da Emoção. Sistema Límbico, Medo e Ansiedade. Amigdala Cerebral. Circuitos Neurais da Agressão e Raiva. Hipotálamo e a Agressão. Reforço e Recompensa de dopamina no encéfalo. Síndrome da Negligência. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal. Formação Reticular, Habituação, Consciência caracterização e aspectos evolutivos instintivos e das emoções e suas estruturas neurais subjacentes do comportamento. Comportamento Adaptativo e Aprendizagem.

    5 - NEUROCIÊNCIA DA MOTRICIDADE SENSORIAL

    OBJETIVO: Analisar formas de aprender e ensinar visando um olhar especial A Importância da Respiração na Aprendizagem. Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração. Reconhecer que o equlíbrio é a homeostase no processo do aprendizado motor, cognitivo. Compreender o que é a Pedagogia do Corpo e o conhecimento deste corpo e de seu funcionamento no mundo. Compreender e conhecer o movimento. Analisar as conexões entre a Neurociência e o movimento favorecendo a conscientização de que é de fundamental importância trabalhar com o corpo na escola, fazendo as conexões entre o corpo/movimento/aprendizagem. EMENTA: Controle Encefálico do Movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas A Importância da Respiração na Aprendizagem.Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibraçãoe funções. Contração do Músculo Esquelético e Transmissão Neuromuscular nas ações voluntárias do corpo. A Importância da Respiração na Aprendizagem. Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração. Rítmos do Encéfalo e as Síndromes motoras. Ciclo do Sono. Vigília, Ritmos Circadianos e Cronobiologia. Movimentos Expressivos (Percepção e Comportamento).

    6 - NEUROCIÊNCIA E TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: Abordar conceitos do sistema nervoso. Proporcionar reflexão acerca da plasticidade cerebral e a memória. Reconhecer a neurobiologia do conhecimento aplicada à construção da inteligência e da afetividade. Conexão da Neurociência com aprendizagem prática nas dificuldades e no transtornos do aprendizado e comportamento. EMENTA: Distúrbio da Atenção, Distúrbios de Memória, Distúrbios de Linguagem, Apraxias, Afasias, Agnosias, Dislexia, Disgrafias, Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Dependências Químicas, Outras funções executivas. Neurobiologia do Estresse, Fobias. Reflexos e Comportamentos Complexos. Hiperatividade e Déficit de Atenção nos comportamentos sociais. Envelhecimento neurológico. Alterações Neuropsicológicas na Criança e no Adolescente.

    7 - NEUROCIÊNCIA APLICADA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    OBJETIVO: Elaborar e aplicar planejamento na abordagem pedagógica a luz da neurociência. Reconhecer como cérebro aprende e guarda saberes diante do novo e da motivação. Diferenciar metodologias pedagógicas. EMENTA: Como o cérebro aprende e guarda saberes, através dos métodos pedagógicos e o uso correto de recursos de ensino. Motivação e a atuação do professor como incentivador da aprendizagem. Planejamento de ensino. Importância dos objetivos de ensino e tipos de objetivos. Seleção e organização de conteúdos

    8 - NEUROCIÊNCIA E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: Conceituar Educação. Reconhecer o contexto histórico da educação brasileira até a atualidade. Reconhecer os Educadores e teóricos da apendizagem e as teorias da aprendizagem. EMENTA: Bases e o contexto Histórico da Educação. A Contribuição da escola no desenvolvimento cognitivo da aprendizagem. Razão e emoção no contexto escolar. Teoria da Complexidade e da Subjetividade na organização do conhecimento. A Plasticidade Cerebral e os estímulos neurais no processo da aprendizagem. Origem do Pensamento e a formação das conexões nas estruturas neurais. Teoria das Habilidades Múltiplas e os estímulos das Inteligências. Educação Emocional. Auto-estima na aprendizagem. Teoria da Aprendizagem e os Teóricos da Educação. Processos de informações e o papel do cérebro na aprendizagem. Tendências Pedagógicas Contemporâneas.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    Resumo do Pedido do Curso de Pós-Graduação

    • Curso EAD:

      NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Valor da 1º parcela a pagar agora:

      99,00

       

Inscrições

Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
ou por Whatsapp +55 21 96486-2679

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.