Objetivo
Fornecer as condições de se inserir e se manter no mundo competitivo dos negócios, minimizando as incertezas, possibilitando a construção do futuro da empresa, associando a visão estratégica com a visão da gestão da qualidade, associação indispensável ao gerente moderno.
1 - TEORIAS DA ADMINISTAÇÃO
OBJETIVO: Levar o aluno a uma reflexão sobre os novos modelos de administração partindo da análise da sua evolução e passando pelas teorias que formam sua base de sustentação. EMENTA: Evolução da Administração; As Funções do Planejamento; A Organização do Trabalho; A Direção como Ferramenta Administrativa; Controles Administrativos.
2 - COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL
OBJETIVO: Conhecer o campo do Comportamento Organizacional, sua evolução, enfoques e definições; compreender os níveis do comportamento e suas inter-relações; entender a importância da formação da cultura nas organizações; analisar os processos de mudança organizacional; fazer as conexões entre o campo teórico do comportamento e da cultura organizacional e a sua aplicação prática dentro das Organizações atuais. EMENTA: fundamentos do comportamento organizacional; comportamento microorganizacional; Comportamento mezoorganizacional; comportamento macroorganizacional; cultura organizacional e gestão da mudança.
3 - GESTÃO DO CONHECIMENTO
objetivos: Conceituar e delimitar Sociedade de Conhecimento / Sociedade da Informação; Explicitar como a competitividade é, atualmente, baseada no conhecimento; Relacionar a inteligência competitiva com a gestão do conhecimento; Traçar um histórico da Gestão de conhecimento e definir quais são seus principais conceitos; Definir Capital intelectual; definir Propriedade intelectual e proteção do conhecimento. EMENTA: Sociedade do Conhecimento; Competitividade baseada no conhecimento; Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: histórico e principais conceitos; Capital Intelectual e Propriedade Intelectual e proteção do conhecimento.
4 - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
OBJETIVOS: Apresentar os conceitos de estratégia; Apresentar os conceitos de estratégia empresarial; Relacionar a Gestão estratégica com a Gestão de Rh; Relacionar a Gestão estratégica com o marketing Rh; Trabalhar com os conceitos de Gestão estratégica de RH e os aspectos do Marketing estratégico; Demonstrar aos alunos a aplicação dos conceitos às próprias práticas no ambiente de trabalho. EMENTA: Visão geral da administração estratégica; Estratégia Empresarial; A gestão estratégica de Rh; Introdução ao Marketing e Estratégias de Marketing.
5 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Objetivos: Descrever as características da gestão do sistema de informação; Definir os sistemas de informação baseados na tecnologia da informação; reconhecer a importância da segurança da informação; conhecer os princípios básicos dos sistemas baseados em web e descrever o uso da tecnologia da informação em marketing. Ementa: Sistemas de Informação- conceitos básicos; Sistemas de Informações Organizacionais; Sistemas Interorganizacionais e E-Marketing.
6 - GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE TOTAL
Objetivos: Compreender as ferramentas de gestão da qualidade total; Entender os fundamentos da gestão da qualidade total e suas relações com o sistema de decisão nas organizações; Entender as ferramentas e técnicas de gestão da qualidade total; Entender os elementos da metodologia de análise e solução de problemas; Compreender a Gestão de melhoria contínua de processos; Entender as ferramentas de análise de desempenho organizacional; Conhecer as abordagens contemporâneas na Qualidade Total. Ementa: Conceitos de Gestão da Qualidade Total; Ferramentas e Técnicas da Gestão da Qualidade; Gestão de Melhoria Contínua de Processos; Fundamentos de Gestão da Qualidade Total em Serviços e Abordagens Contemporâneas na Qualidade Total.
7 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Objetivos: Proporcionar uma visão estratégica do ambiente de negócios; Desenvolver habilidades para elaboração de um plano estratégico; Transmitir conhecimentos para implementação da gestão estratégica nas Organizações; Fornecer ferramentas para criação e implantação de sistema de controle estratégico. Ementa: Análise Ambiental; Elaboração de Planejamento Estratégico; Implementação de Estratégias e Controle Estratégico.
8 - RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Objetivos: Apresentar noções básicas do conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE); Entender de que maneira as práticas de responsabilidade social empresarial estão inseridas em uma discussão de inclusão para cidadania; Estabelecer a relação entre Ética, Capital Social, Desenvolvimento e Responsabilidade Social; Enfatizar a importância das dimensões legais, éticas, econômicas e filantrópicas da responsabilidade social; Compreender o processo da globalização e integração dos mercados como indutor da conduta socialmente responsável das organizações. Ementa: Fundamentos Básicos de Responsabilidade Social Empresarial; Ética e Responsabilidade Social; Gestão da Responsabilidade Social e Responsabilidade Social e Voluntariado.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
10 - NEGOCIAÇÃO
OBJETIVO: Apresentar conceitos e as etapas do processo de negociação; Instrumentalizar o aluno para realização de análise do planejamento e estratégias do processo de negociação; Analisar as opções metodológicas para implementação das fases do planejamento desde sua preparação, execução e controle no processo de negociação; Apresentar algumas Táticas e características do negociador global e relevância de competências para lidar com a diversidade cultural no processo de negociação; Mostrar a importância da avaliação e administração dos conflitos para realização de um bom negócio. EMENTA: Conceitos e características da negociação; Planejamento e Estratégias da negociação; táticas da negociação; avaliação e superação das dificuldades da negociação.
11 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
ou por Whatsapp +55 21 96486-2679