Objetivo
O curso de Educação Infantil e Desenvolvimento a distância visa envolver o aluno, através do estudo do desenvolvimento infantil, na necessidade do conhecimento das etapas evolutivas e práticas educativas, que conduzam e permitam à criança de 0 a 6 anos viver e conviver no grupo social. Mas, também, visa contribuir para que os educadores consigam vencer os desafios através de uma formação acadêmica sólida e estruturada a partir da realidade sociocultural atual, de modo que estes possam aproveitar o máximo de suas potencialidades com ideais transformadores, sendo responsáveis e agentes de transformação social.
1 - HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA
OBJETIVO: Compreender as formas de poder ao longo da história que estiveram presentes, também, nas famílias e nas relações entre os seus membros influenciando as diversas representações sobre a infância até a modernidade. Conhecer as formas de educação infantil que existiram e se desenvolveram ao longo dos séculos, com abordagens teóricas diferentes que influenciaram as práticas educativas atuais. EMENTA: Introdução à história social da infância; O declínio do poder patriarcal: da Roma antiga ao antigo regime; O nascimento das representações modernas de infância I; O nascimento das representações modernas de infância II; Educação Infantil: de suas origens as novas tendências.
2 - DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS
OBJETIVO: Conhecer o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos, sua importância e aspectos evolutivos, as habilidades representacionais e as influências genéticas, sociais e culturais. Conhecer algumas fases do desenvolvimento humano e suas progressivas conquistas a partir de Piaget, Vygotsky e Wallon e suas influências no processo de aprendizagem. EMENTA: A descoberta da criança; O desenvolvimento humano; O desenvolvimento psicossocial; A contribuição de Piaget, Vygotsky e Wallon; O desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.
3 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVO: Reconhecer que o trabalho básico com a linguagem constitui-se num dos principais eixos da educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. Apresentar os principais sintomas da deficiência visual, as deficiências motoras e de processamento da linguagem, e as formas como estas afetam o desempenho escolar. EMENTA: O desenvolvimento da linguagem: definições, conceitos e características; Representação da linguagem; Dificuldades de comunicação e linguagem; Deficiências do processamento em educação infantil.
4 - HABILIDADES MOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVO: Compreender a pedagogia do corpo e do movimento e conectar estas ao aprendizado da criança. Conhecer a psicomotricidade para que possa utilizá-la com os alunos no desenvolvimento e na consciência do próprio corpo. Compreender a importância do jogo e do brinquedo auxiliando o conteúdo pedagógico e a própria organização do pensamento da criança. EMENTA: Pedagogia do corpo; Pedagogia do corpo e do movimento na 1ª e na 2ª infância; Jogos e brincadeiras na aprendizagem do aluno; Psicomotricidade; Desenvolvimento motor da criança.
5 - ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVO: Identificar a educação criativa e os processos criativos na ação educativa através de jogos simbólicos e de regras, brincadeiras e técnicas de arte, favorecendo as atividades em grupo no fazer educativo. Entender a diversidade das crianças de educação infantil e as possibilidades de trabalho musical, destacando o papel do ritmo e da habilidade de movimentos. Conhecer e aplicar os valores transmitidos através das histórias infantis e contos de fadas. EMENTA: Processos criativos na educação infantil; Brincando e significando: Piaget e Vygotsky; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; Música, ritmo e movimento; A literatura na educação infantil.
6 - INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVO: Apresentar dados históricos e analisar as principais características da inclusão, destacando dilemas e perspectivas próprios da inclusão na educação infantil. Compreender o objetivo do diagnóstico e da classificação para a educação e tratamentos existentes. Conhecer as formas de construção do conhecimento para a inclusão a partir dos fundamentos piagetianos e vygotskyanos, destacando a necessidade de adaptações curriculares para a inclusão. EMENTA: O que é inclusão?; As perspectivas da inclusão; Diagnóstico e prevenção; A construção do conhecimento e seu significado na educação infantil.
7 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVO: Compreender as especificidades relativas à estruturação de uma creche enquanto espaço de interação social das crianças e valorizar a formação e comprometimento do profissional envolvido com creche. Conhecer e identificar o operacional das práticas educativas que conduzam e permitam à criança de 0 a 6 anos viver e conviver no mundo social. Conhecer as principais tendências pedagógicas para atendimento do planejamento curricular e das abordagens metodológicas, e destacar as mudanças significativas que se operam com o uso da Pedagogia de Projetos. EMENTA: Estrutura de uma creche, atividades e profissionais envolvidos; Estruturando as salas ambientes na Educação Infantil; Alfabetização e suas implicações relação família-escola; Construção de propostas pedagógicas: desenvolvimento de currículo, programas e atividades; O desenvolvimento de projetos em educação infantil.
8 - LIBRAS
Objetivo: Oportunizar ao aluno o acesso as principais legislações da área educacional, bem como os aspectos sócio-antropológicos que moldam essa realidade e as contribuições da ciência nos estudos evolutivos do cérebro. Destacando também, a relevância do preparo de seus futuros alunos para a conquista do mercado de trabalho. Ementa: Aspectos clínicos, educacionais organizacionais e sociais da surdez. A inclusão da pessoa surda. Noções básicas de Libras, com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
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